PLANO
DE AULA
SÍLABA E DIVISÃO SILÁBICA
Autor(es)
Sandra Regina Brocardo e Siomara Soares dos
 Santos
Canoinhas-SC 
 
Estrutura Curricular
| 
     
Modalidade / Nível de Ensino 
 | 
   
     
Componente Curricular 
 | 
   
     
Tema 
 | 
  
|---|---|---|
| 
     
Ensino Fundamental Inicial 
 | 
   
     
Alfabetização 
 | 
   
     
Processos de leitura 
 | 
  
| 
     
Ensino Fundamental Inicial 
 | 
   
     
Alfabetização 
 | 
   
     
Evolução da escrita alfabética 
 | 
  
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir os conceitos de letra e sílaba
Compreender a função da divisão silábica
Ampliar o conhecimento linguístico
Interagir com os pares
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças no nível silábico alfabético.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1- Música Pirulito que bate bate . 
 
Comece a atividade apresentando às crianças a
 música Pirulito que bate bate 
 
§ Pergunte as crianças se elas já conhecem e
 cantaram a música apresentada
§ Se a resposta for afirmativa, solicite que
 cantem ou digam a letra. 
 
Sugerimos que o professor convide os alunos a
 formarem pares, e em seguida conduza a brincadeira.
Atividade 2 –  Leitura
§ Para auxiliar o aprendizado e o reconhecimento
 das letras e silabas 
 
§ Apresente a letra da música impressa.
Pirulito que bate bate 
 
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu
§ Solicite que os alunos façam a leitura
 silenciosa do texto
§ Para finalizar convide a todos para lerem
 juntos e em voz alta a música
Atividade 3 –  Desenhando
§ Para descontrair, convide seus alunos para
 ilustrarem a música Pirulito que bate bate 
 
§ Solicite que os alunos façam a apresentação
 de seus desenhos para a turma
Atividade de finalização 
 
Atividade 4 –  Separando em sílabas
§ Para finalizar solicite aos alunos que separem
 em sílabas algumas palavras da música.
Exemplo:
Pirulito = Pi-ru-li-to 
 
Bate= Ba-te
 
Recursos Complementares
Apresentação
 da letra e música na Internet:http://letras.mus.br/temas-diversos/183977/ 
Levar
 os alunos para o laboratório e realizar atividades de separação
 de silabas em sites como o: www.escolagames.com.br
Avaliação
Avaliar se as crianças participaram e interagiram
durante os questionamentos e brincadeiras.
Avaliar se compreenderam a divisão silábica.
Avaliar se conseguiram realizar as atividades de
separação e leitura.
Ver se recorrem ao alfabeto fixado à sala de aula
para tirar dúvidas. 
Bet on Casino Games | William Hill - William Hill
ResponderExcluirWith William Hill you can enjoy a great gambling experience where you can play the best casino games and the best odds. Learn more about how to 1xbet bet 바카라 on 인카지노